O Solar de Vargos, grande residência rural do século XVIII, integra-se desde as suas origens na povoação dos Vargos e desenvolveu-se em função da mesma.
Saia da Casa do Povo da Lamarosa, deixando-a à sua esquerda. Depois de sair da aldeia, entramos no campo que se caracteriza por caminhos de terra batida, entre olivais tradicionais misturados com muitas figueiras. Começam a aparecer em algumas zonas grandes áreas de vinha e olival explorados de forma intensiva. Temos também as hortas familiares nas imediações das povoações que cruzamos: Barroca, Árgea, Chícharo, Valhelhas, Vargos, Vila do Paço, Soudos, Pé de Cão e Lamarosa. Estão ainda assinalados os santuários que se encontram, na sua maioria, na linha do próprio percurso, mas há outros em que será necessário fazer uma derivação, devidamente assinalada, como são os casos da Capela de Pousos e da Igreja do Paço. Existe ainda uma variante que encurta o percurso sensivelmente para metade. Durante o percurso passa-se por dentro de todas estas povoações onde naturalmente se podem recarregar energias nos variados estabelecimentos existentes (cafés ou tascas).
Quando teria sido construída a Igreja de Nª Srª do Ó ou da Expectação da Olaia? Nem no interior, nem no exterior do templo existem qualquer datas que nos possam dar uma pista.
🎄 ALMOÇO SÉNIOR +65 — 20 DE DEZEMBRO 🎄
A União das Freguesias de Olaia e Paço convida todos os residentes com 65 anos ou mais a participar no nosso Almoço Sénior de Natal.
✨ O Natal é o momento de celebrar a união da nossa comunidade.
Será um dia especial de convívio, partilha e espírito natalício.
📅 Data: 20 de dezembro
📝 Inscrições até: 15 de dezembro
📞 Contacto para inscrição: 961 533 285
⚠️ Inscrições limitadas.
Contamos com a presença de todos para mais um momento bonito da nossa União de freguesias!
União das Freguesias de Olaia e Paço