História da Freguesia de Olaia


Situada a cerca de 7 km para norte da sede concelhia, a freguesia de Olaia abrange uma área com 24,5 Km2 e com 1917 habitantes, onde se incluem as aldeias de Lamarosa, Árgea, Barroca, Pé de Cão, Valhelhas e Chícharo, sendo de realçar que o nome da freguesia não advém do nome de qualquer localidade, mas sim da Igreja Matriz, já que não existe nenhuma aldeia com o nome de Olaia.

Esta freguesia actualmente no concelho de Torres Novas, era um curato da apresentação do Prior de Sant'Iago de Torres Novas. Antigamente, pertencia à comarca de Estremoz, passando depois para o actual concelho.

Foi instituída freguesia, entre 1708 e 1758, período em que surge (1725) o primeiro registo paroquial. Olaia deve o seu nome à árvore desse nome, que porventura terá existido em profusão nesta zona, ou então, segundo alguns autores, a Santa Eulália (embora o seu orago tenha sido sempre Nossa Senhora do Ó).

Da igreja matriz, ressalta uma imagem da Senhora do Rosário, bonita escultura em madeira do século XVIII. Substitui a imagem da padroeira, vendida em meados do século a um antiquário de Torres Novas que a vendeu a um outro de Lisboa.

Dado não haver data certa da criação da freguesia de Olaia, coloca-se a hipótese de ser o dia 18 de Dezembro, por ser o dia de Nª Srª da Expectação ou do Ó, orago da freguesia.